Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos

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Este roteiro tem como objetivo estabelecer informações e procedimentos de cada fase ou etapa de um projeto. Esse roteiro de projeto é amplo e genérico, devendo ser ajustado, a cada caso, conforme tipologia de construção e as condições e conveniências contratuais.

– Uniformizar e padronizar os procedimentos e critérios de contratação e remuneração de serviços.

– Definir claramente o escopo e o conteúdo de cada projeto/contrato.

– Facilitar os controles de qualidade e eficiência dos projetos de arquitetura e dos projetos como um todo.

– Visualizar a complexidade e a necessidade de interação entre o projeto de arquitetura e todos os projetos complementares.

– Otimizar o planejamento e os custos das obras através de projetos bem concebidos e detalhados.

Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos 

1.0 LEVANTAMENTO DE DADOS

Levantamento de um conjunto de informações e dados, objetivando caracterizar perfeitamente o objetivo, o escopo do contrato, o projeto e o conjunto de restrições.

a) Definições preliminares:

– Objetivos do cliente e da obra.

– Prazos e recursos disponíveis para projeto e para a obra.

– Padrões de construção e acabamento pretendidos.

– Normas de apresentação gráfica do cliente/contratante.

b) Programa de necessidades/dimensionamento da obra:

– Características funcionais.

– Atividades que irá abrigar.

– Compartimentação e dimensionamento preliminares.

– População fixa e variável (por compartimento e função).

– Fluxos de pessoas, veículos e materiais (interno e externo).

– Mobiliário especifico.

– Instalações e equipamentos básicos por compartimentos.

c) Informações legais sobre o terreno:

– Escrituras atualizadas, impostos e registros de imóveis (compatíveis com o levantamento planialtimétrico).

– Certidões vintenárias (para os casos de parcelamento e desdobramento de áreas).

– Documentos cadastrais (projetos de alinhamento e loteamento, levantamentos e outros).

– Restrições especificas do loteamento.

– Levantamento arquitetônico detalhado, em escala adequada, de construções porventura existentes no terreno a serem mantidas ou demolidas.

d) Levantamento planialtimétrico detalhado em escala adequada, preferencialmente fornecido em sistema informatizado (CAD):

– Limites do terreno (dimensões lineares e angulares, rumos).

– Locação e características das construções vizinhas e internas ao terreno incluindo numero e níveis de térreo e subsolos e número de pavimentos.

– Arruamentos e calçadas limítrofes.

– Acidentes naturais (rochas, cursos d’água etc.).

– Vegetação existente (locação e especificação de arvores e massas arbustivas).

– Orientação (norte magnética/data).

– Localização e profundidade (nivél) das galerias de água pluviais, redes de água e esgoto, energia, telefone, gás etc. (no terreno, na calçada e na rua).

– Curvas de nível espaçadas de metro em metro e seções do terreno.

– RN (referência de nível e locação).

e) Tipos de solo:

– Sondagem de conhecimento do solo, apresentadas de acordo com as Normas Brasileiras da ABNT 6484/80, segundo diretrizes para sondagens

– RN e locações a partir do levantamento planialtimétrico do terreno com desenhos preferencialmente fornecidos em CAD.

– Dados sobre nível d’água (eventualmente poços de visitas) visando subsidiar a concepção estrutural e o projeto de fundação da obra.

f) Dados geoclimáticos e ambientais locais:

– Temperatura.

– Pluviosidade.

– Insolação.

– Regime de ventos/marés.

Níveis de poluição (sonora, do ar, do solo, da água).

g) Informações sobre o entorno:

– Padrões urbanísticos e arquitetônicos.

– Infraestrutura disponível.

– Tendência de desenvolvimento para a área.

– Condições de tráfego e estacionamento.

– Visuais.

– Proximidades de equipamentos urbanos.

– Fotos do terreno e seu entorno.

h) Levantamento da legislação arquitetônica e urbanística (municipal, estadual, federal e concessionárias):

– Restrições de uso.

– Taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento.

– Gabaritos de altura das edificações.

– Alinhamentos, recuos E afastamentos.

– Áreas de estacionamento coberto ou descoberto.

– Exigencias relativas a tipos específicos de edificação.

– Outras exigências arquitetônicas (órgãos públicos e de meio ambiente).

i) Recursos técnicos disponíveis e/ou desejáveis.

j) Mão de obra qualificada.

k) Materiais.

l) Sistemas construtivos.

m) Modalidade de construção da execução da obra.

n) Porte do construtor.

o) Seleção e escolha dos responsáveis pelo serviços, consultorias especializadas e projetos complementares.

PRODUTO FINAL

O produto final se caracteriza por um relatório abrangendo todos os itens aqui apontados.

Com base nas informações coletadas (totais ou parciais), é possível elaborar Estudos de Viabilidade Técnico-Legal e até Econômico que permite verificar basicamente se o programa, o terreno, a legislação e os custos são compatíveis com os objetivos do cliente/obra.

Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos
Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos

2.0 ESTUDO PRELIMINAR

O objetivo da elaboração de um estudo preliminar de projeto é fazer a análise e avaliação de todas as informações recebidas para seleção e recomendação do partido arquitetônico da edificação, podendo, eventualmente, apresentar soluções alternativas. Tem como outro objetivo a aprovação preliminar do partido proposto para, posteriormente, dar prosseguimento ao trabalho em nível de anteprojeto.

Produto final da elaboração de estudo preliminar de projeto

Memorial – descreve e justifica a solução arquitetônica proposta, relacionando-a ao Programa de Necessidades, às características do terreno e do seu entorno, à legislação arquitetônica e urbanística pertinentes e/ou a outros fatores determinantes na definição do partido adotado. Acompanha quadro de áreas estimadas.

Planta baixa – dos principais níveis da edificação que caracterizem uso, localização, dimensionamento e articulação dos ambientes, permitindo, sempre que possível, uma primeira apreciação da solução estrutural, das instalações e pré-orçamento da obra. Podem ser complementadas por cortes esquemáticos e plantas de situação/implantação esquemáticas.

3.0 ANTEPROJETO

A partir do Estudo preliminar aprovado formalmente pelo contratante será desenvolvido o anteprojeto arquitetônico, abordando os seguintes aspectos:

  • Concepção, dimensionamento e caracterização dos pavimentos, contendo a definição de todos os ambientes.
  • Concepção e tratamento da volumetria do edifício.
  • Definição do esquema estrutural.
  • Definição das instalações gerais.

Conjunto de definições será sempre orientando levando-se em consideração os seguintes aspectos:

  • Conforto ambiental ( insolação, aeração, luminosidade e tratamento acústico).
  • Tecnológico ( sistemas construtivos, resistência e durabilidade dos materiais).
  • Econômicos ( relação mais adequada entre custos, benefícios, durabilidade e padrão desejado).

Tem como objetivo final:

  • Aferição e aprovação formal pelo CONTRATANTE.
  • Proporcionar um conjunto de informações técnicas da edificação, necessária ao inter-relacionamento dos projetos complementares ao projeto e suficientes à elaboração de estimativas de custos ( a ser executado por terceiros) e de prazos dos serviços de obra.

Produto final do anteprojeto

a) Planta de situação

  • Denominação de ruas e/ou limítrofes.
  • Orientação.
  • Tabelas com áreas de construção por pavimento, totais de construção, projeção e terreno.
  • Implantação dos blocos com afastamento das divisas e níveis principais do terreno.
  • Áreas de circulação, estacionamentos e jardins.

b) Planta de cada pavimento

  • Elementos de estrutura.
  • Indicação de cortes.
  • Indicação dos elementos estruturais.
  • Níveis dos pisos.
  • Localização dos principais equipamentos, como elevadores, cabinas de transformação, áreas para equipamentos de ar-condicionado, instalações, reservatórios, fossas e outros definidos pela fundação da edificação.
  • Denominação e área de cada ambiente.
  • Orientação
  • Altura de piso a piso, pés-direitos, indicação de forros.

c) Plantas de cobertura

  • Indicação de tipologia ( laje impermeabilizada, telhado etc.).
  • Indicação de caimentos, calhas, coletores de águas pluviais.

d) Cortes esquemáticos

  • Altura de piso a piso.
  • Pré-dimensionamento de lajes e outros elementos estruturais.
  • Pés-diretos.
  • Indicação de forro.

e) Fachadas

  • Indicação de esquadrias, brises e outros elementos.
  • Indicação de materiais de revestimento.

f)Tabelas/memoriais

  • Quanto de áreas por pavimento e geral.
  • Definição dos principais acabamentos.
  • Memorial justificativa

g) Serviços adicionais

  • Plantas mobiliadas, ilustrações.
  • Perspectivas, maquetes, modelo reduzido, maquete eletrônica.
  • Quantificação dos itens da obra.
  • Pré-orçamento estimado.
  • Estudo de viabilidade econômica.

 

4.0 PROJETO LEGAL

5.0 PRÉ-EXECUTIVO

6.0 PROJETO BASICO

7.0 PROJETO DE EXECUÇÃO

8.0 DETALHES DE EXECUÇÃO

9.0 DETALHES CONSTRUTIVOS

10.0 CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

11.0 ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO DA OBRA

12.0 CORDENAÇÃO DOS PROJETOS

13.0 AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DAS ETAPAS E FASES DE TRABALHO

14.0 SERVIÇOS COMPLEMENTARES OPCIONAIS

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