Potências equivalentes aos valores em cavalos para bombas ABNT NBR 17094-1:2018

0

Potências equivalentes aos valores em cavalos para bombas ABNT NBR 17094-1:2018

ABNT NBR 17094-1:2018

Potência nominal
kW                 cv
0,037         1/20
0,06         1/12
0,09         1/8
0,12          1/6
0,18          1/4
0,25          1/3
0,37           1/2
0,55          3/4
0,75          1
1,1          1,5
1,5          2
2,2          3
3,0          4
3,7          5
4,5          6,0
5,5          7,5
7,5          10
9,2          12,5
11          15
15          20
18,5          25
22          30
30          40
37          50
45          60
55          75
75          100
90          125
110          150
132          175
150          200
185          250
220          300
260          350
300         400
330          450
370          500

Fator de serviço


Os motores de indução abrangidos por esta Parte da ABNT NBR 17094, quando funcionando
a tensão e frequência nominais e com a elevação de temperatura de acordo com a Tabela 9, possuem
fator de serviço unitário.
 Em aplicações onde são exigidas uma capacidade de sobrecarga, recomenda-se a utilização
de um motor de potência nominal superior à normalizada, para evitar que a elevação da temperatura
para a classificação térmica utilizada seja excedida e para fornecer o conjugado adequado.
No caso de motores monofásicos e polifásicos, abertos ou totalmente fechados com ventilação
externa, de potência nominal igual ou inferior a 150 kW, com classificação térmica 130(B) ou
155(F), o comprador pode optar pela escolha de um motor com fator de serviço. Fator de serviço
é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor, indica a carga que pode ser
acionada continuamente sob tensão e frequência nominais e com limite de elevação de temperatura
do enrolamento, determinado pelo método da variação de resistência, 10 K acima do limite indicado
na Tabela 9. Os valores de rendimento, fator de potência e rotação podem diferir dos valores nominais,
porém o conjugado e a corrente com rotor bloqueado e o conjugado máximo permanecem inalterados.
A utilização do fator de serviço implica uma vida útil inferior àquela do motor com carga nominal.

O fator de serviço, quando especificado, deve ter o valor conforme indicado na Tabela 15.

 

Deixe uma resposta