Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos
Este roteiro tem como objetivo estabelecer informações e procedimentos de cada fase ou etapa de um projeto. Esse roteiro de projeto é amplo e genérico, devendo ser ajustado, a cada caso, conforme tipologia de construção e as condições e conveniências contratuais.
– Uniformizar e padronizar os procedimentos e critérios de contratação e remuneração de serviços.
– Definir claramente o escopo e o conteúdo de cada projeto/contrato.
– Facilitar os controles de qualidade e eficiência dos projetos de arquitetura e dos projetos como um todo.
– Visualizar a complexidade e a necessidade de interação entre o projeto de arquitetura e todos os projetos complementares.
– Otimizar o planejamento e os custos das obras através de projetos bem concebidos e detalhados.
Roteiro de elaboração de projetos arquitetônicos
1.0 LEVANTAMENTO DE DADOS
Levantamento de um conjunto de informações e dados, objetivando caracterizar perfeitamente o objetivo, o escopo do contrato, o projeto e o conjunto de restrições.
a) Definições preliminares:
– Objetivos do cliente e da obra.
– Prazos e recursos disponíveis para projeto e para a obra.
– Padrões de construção e acabamento pretendidos.
– Normas de apresentação gráfica do cliente/contratante.
b) Programa de necessidades/dimensionamento da obra:
– Características funcionais.
– Atividades que irá abrigar.
– Compartimentação e dimensionamento preliminares.
– População fixa e variável (por compartimento e função).
– Fluxos de pessoas, veículos e materiais (interno e externo).
– Mobiliário especifico.
– Instalações e equipamentos básicos por compartimentos.
c) Informações legais sobre o terreno:
– Escrituras atualizadas, impostos e registros de imóveis (compatíveis com o levantamento planialtimétrico).
– Certidões vintenárias (para os casos de parcelamento e desdobramento de áreas).
– Documentos cadastrais (projetos de alinhamento e loteamento, levantamentos e outros).
– Restrições especificas do loteamento.
– Levantamento arquitetônico detalhado, em escala adequada, de construções porventura existentes no terreno a serem mantidas ou demolidas.
d) Levantamento planialtimétrico detalhado em escala adequada, preferencialmente fornecido em sistema informatizado (CAD):
– Limites do terreno (dimensões lineares e angulares, rumos).
– Locação e características das construções vizinhas e internas ao terreno incluindo numero e níveis de térreo e subsolos e número de pavimentos.
– Arruamentos e calçadas limítrofes.
– Acidentes naturais (rochas, cursos d’água etc.).
– Vegetação existente (locação e especificação de arvores e massas arbustivas).
– Orientação (norte magnética/data).
– Localização e profundidade (nivél) das galerias de água pluviais, redes de água e esgoto, energia, telefone, gás etc. (no terreno, na calçada e na rua).
– Curvas de nível espaçadas de metro em metro e seções do terreno.
– RN (referência de nível e locação).
e) Tipos de solo:
– Sondagem de conhecimento do solo, apresentadas de acordo com as Normas Brasileiras da ABNT 6484/80, segundo diretrizes para sondagens
– RN e locações a partir do levantamento planialtimétrico do terreno com desenhos preferencialmente fornecidos em CAD.
– Dados sobre nível d’água (eventualmente poços de visitas) visando subsidiar a concepção estrutural e o projeto de fundação da obra.
f) Dados geoclimáticos e ambientais locais:
– Temperatura.
– Pluviosidade.
– Insolação.
– Regime de ventos/marés.
Níveis de poluição (sonora, do ar, do solo, da água).
g) Informações sobre o entorno:
– Padrões urbanísticos e arquitetônicos.
– Infraestrutura disponível.
– Tendência de desenvolvimento para a área.
– Condições de tráfego e estacionamento.
– Visuais.
– Proximidades de equipamentos urbanos.
– Fotos do terreno e seu entorno.
h) Levantamento da legislação arquitetônica e urbanística (municipal, estadual, federal e concessionárias):
– Restrições de uso.
– Taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento.
– Gabaritos de altura das edificações.
– Alinhamentos, recuos E afastamentos.
– Áreas de estacionamento coberto ou descoberto.
– Exigencias relativas a tipos específicos de edificação.
– Outras exigências arquitetônicas (órgãos públicos e de meio ambiente).
i) Recursos técnicos disponíveis e/ou desejáveis.
j) Mão de obra qualificada.
k) Materiais.
l) Sistemas construtivos.
m) Modalidade de construção da execução da obra.
n) Porte do construtor.
o) Seleção e escolha dos responsáveis pelo serviços, consultorias especializadas e projetos complementares.
PRODUTO FINAL
O produto final se caracteriza por um relatório abrangendo todos os itens aqui apontados.
Com base nas informações coletadas (totais ou parciais), é possível elaborar Estudos de Viabilidade Técnico-Legal e até Econômico que permite verificar basicamente se o programa, o terreno, a legislação e os custos são compatíveis com os objetivos do cliente/obra.
2.0 ESTUDO PRELIMINAR
O objetivo da elaboração de um estudo preliminar de projeto é fazer a análise e avaliação de todas as informações recebidas para seleção e recomendação do partido arquitetônico da edificação, podendo, eventualmente, apresentar soluções alternativas. Tem como outro objetivo a aprovação preliminar do partido proposto para, posteriormente, dar prosseguimento ao trabalho em nível de anteprojeto.
Produto final da elaboração de estudo preliminar de projeto
Memorial – descreve e justifica a solução arquitetônica proposta, relacionando-a ao Programa de Necessidades, às características do terreno e do seu entorno, à legislação arquitetônica e urbanística pertinentes e/ou a outros fatores determinantes na definição do partido adotado. Acompanha quadro de áreas estimadas.
Planta baixa – dos principais níveis da edificação que caracterizem uso, localização, dimensionamento e articulação dos ambientes, permitindo, sempre que possível, uma primeira apreciação da solução estrutural, das instalações e pré-orçamento da obra. Podem ser complementadas por cortes esquemáticos e plantas de situação/implantação esquemáticas.
3.0 ANTEPROJETO
A partir do Estudo preliminar aprovado formalmente pelo contratante será desenvolvido o anteprojeto arquitetônico, abordando os seguintes aspectos:
- Concepção, dimensionamento e caracterização dos pavimentos, contendo a definição de todos os ambientes.
- Concepção e tratamento da volumetria do edifício.
- Definição do esquema estrutural.
- Definição das instalações gerais.
Conjunto de definições será sempre orientando levando-se em consideração os seguintes aspectos:
- Conforto ambiental ( insolação, aeração, luminosidade e tratamento acústico).
- Tecnológico ( sistemas construtivos, resistência e durabilidade dos materiais).
- Econômicos ( relação mais adequada entre custos, benefícios, durabilidade e padrão desejado).
Tem como objetivo final:
- Aferição e aprovação formal pelo CONTRATANTE.
- Proporcionar um conjunto de informações técnicas da edificação, necessária ao inter-relacionamento dos projetos complementares ao projeto e suficientes à elaboração de estimativas de custos ( a ser executado por terceiros) e de prazos dos serviços de obra.
Produto final do anteprojeto
a) Planta de situação
- Denominação de ruas e/ou limítrofes.
- Orientação.
- Tabelas com áreas de construção por pavimento, totais de construção, projeção e terreno.
- Implantação dos blocos com afastamento das divisas e níveis principais do terreno.
- Áreas de circulação, estacionamentos e jardins.
b) Planta de cada pavimento
- Elementos de estrutura.
- Indicação de cortes.
- Indicação dos elementos estruturais.
- Níveis dos pisos.
- Localização dos principais equipamentos, como elevadores, cabinas de transformação, áreas para equipamentos de ar-condicionado, instalações, reservatórios, fossas e outros definidos pela fundação da edificação.
- Denominação e área de cada ambiente.
- Orientação
- Altura de piso a piso, pés-direitos, indicação de forros.
c) Plantas de cobertura
- Indicação de tipologia ( laje impermeabilizada, telhado etc.).
- Indicação de caimentos, calhas, coletores de águas pluviais.
d) Cortes esquemáticos
- Altura de piso a piso.
- Pré-dimensionamento de lajes e outros elementos estruturais.
- Pés-diretos.
- Indicação de forro.
e) Fachadas
- Indicação de esquadrias, brises e outros elementos.
- Indicação de materiais de revestimento.
f)Tabelas/memoriais
- Quanto de áreas por pavimento e geral.
- Definição dos principais acabamentos.
- Memorial justificativa
g) Serviços adicionais
- Plantas mobiliadas, ilustrações.
- Perspectivas, maquetes, modelo reduzido, maquete eletrônica.
- Quantificação dos itens da obra.
- Pré-orçamento estimado.
- Estudo de viabilidade econômica.
4.0 PROJETO LEGAL
5.0 PRÉ-EXECUTIVO
6.0 PROJETO BASICO
7.0 PROJETO DE EXECUÇÃO
8.0 DETALHES DE EXECUÇÃO
9.0 DETALHES CONSTRUTIVOS
10.0 CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES
11.0 ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO DA OBRA
12.0 CORDENAÇÃO DOS PROJETOS
13.0 AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DAS ETAPAS E FASES DE TRABALHO
14.0 SERVIÇOS COMPLEMENTARES OPCIONAIS