A construção do Canal de Dubai
O canal de Dubai, que está sendo feito desde outubro 2013, abre oficialmente. Dando uma nova dimensão à cidade que está constantemente em transformação, o projeto de 2,7 bilhões será inaugurado na quarta-feira À noite, por Sua Alteza Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, anunciou na terça-feira a Autoridade de Estradas e Transportes.
Canal de Dubai
O canal de 3,2 km de comprimento serve como o segmento final da extensão do Dubai Creek, terminando no Golfo Árabe via Al Safa, Al Wasl e Jumeirah. A abertura do canal abre novas possibilidades no transporte marítimo, conectando as áreas históricas de Deira e Bur Dubai através do canal estendido de Dubai Creek, Business Bay e Dubai Water Canal.
Nove estações marítimas irão operar a partir de quinta-feira, oferecendo serviços de ferry e táxi aquático. Além disso, à medida que as áreas contíguas do cais de 6,4 quilômetros de extensão são desenvolvidas, o canal oferecerá um novo bairro residencial, atrações turísticas e instalações recreativas, incluindo vários hotéis, restaurantes e entretenimento.
O projeto de desenvolvimento deverá gerar mais de 80.000 metros quadrados de instalações públicas, incluindo seis quilômetros de passarela, uma pista de jogging de três quilômetros de comprimento e 12 quilômetros de trilhas para ciclistas, além de outras amenidades de lazer e experiências de compras.
Ao anunciar a abertura, Mattar Al Tayer, diretor-geral e presidente do Conselho Diretor Executivo do RTA, disse: “O Dubai Water Canal é uma das idéias mais inteligentes de Shaikh Mohammad que acrescenta uma atração turística e comercial única, oferecendo um Novo estilo em Dubai. Shaikh Mohammad é sempre empenhado em desenvolver ideias visionárias que definam novos conceitos para a felicidade e bem-estar das pessoas. ” O trabalho no canal começou em 2 de outubro de 2013, executando através de cinco fases que viu três flyovers construídos, além do trabalho de escavação. O trabalho de escavação teve três milhões de metros cúbicos de areia dragada, permitindo que 1,8 milhões de metros cúbicos de água fluíssem.
Um viaduto de 16 pistas e 570 metros de comprimento foi construído em Shaikh Zayed Road, que entrou em operação em julho deste ano. A ponte de seis pistas Al Wasl Road, juntamente com uma rampa de três faixas de Al Athar Road para Hadiqa Street, abriu ao tráfego em março deste ano, enquanto a ponte de seis pistas Jumeirah Road abriu em julho. As duas pontes são 530 metros e 414 metros de comprimento, respectivamente, enquanto a rampa é de 370 metros de comprimento.
Entre as principais características do canal, que é de até seis metros de profundidade, são as três pontes pedestres unicamente concebidos que atravessam o corpo de água. O projeto dos cruzamentos de pé representam conceitos do passado, presente e futuro.
O RTA desenvolveu o projeto em parceria com os principais desenvolvedores Meras e Meydan, empregando 4.600 trabalhadores através de quatro empreiteiros e 60 subcontratados. Com a largura de 80 metros a 120 metros, o canal permite até 32 metros de comprimento barcos. O limite de altura máximo permitido para barcos é de 8,5 metros. Keen para usar tecnologias mais recentes, RTA empregou sistemas de iluminação inteligentes ao longo do canal, bem como sobre as novas pontes e a fonte ponte Shaikh Zayed.
As luzes são controladas através de aplicativos inteligentes. Uma parte chave do projeto é o trabalho de recuperação de terras na beira do canal, que cria uma península artificial, dobrando a área de recreação do Jumeirah Beach Park. Adicionando ao apelo do canal, passarelas foram instaladas ao longo de seus bancos de 6,4 quilômetros, equipados com bancos ao longo da via navegável para os visitantes a sentar e relaxar.
Pontes para pedestres Como parte do projeto, cinco pontes pedestres foram construídas, três através do Canal da Água de Dubai, cada um com um apelo estético diferente. Duas outras pontes foram construídas, uma em Al Wasl Road e outra em Hadiqa Street. Duas pontes pedestrian através do canal são ficadas situadas entre a estrada de Shaikh Zayed ea estrada de Wasl do Al, ea terceira ponte é ficada situada entre a estrada de Wasl do Al e a estrada de Jumeirah. Baseado em um projeto de patrimônio, a primeira ponte pedonal estende-se 120 metros de comprimento e seis metros de largura. A ponte é suspensa por cabos metálicos baseados em pilares metálicos construídos em pilares de concreto.
Desenvolvido em um conceito de design moderno, a segunda ponte mede 205 metros de comprimento e 6,5 metros de largura e tem uma forma que se assemelha a um ‘S’. Esta ponte pedonal é suspensa por um arco oval de 50 metros de altura e é apoiada por pilares de concreto em ambos os lados do canal com cabos de aço levantando o chão da ponte.
Esta ponte também tem rampas de concreto em ambos os lados para facilitar os ciclistas. Com um design futurista, a terceira ponte é de 140 metros de comprimento e 3,5 metros de largura e é construído na forma de um suporte de aço torcido. Está em colunas de aço em ambos os lados do canal. Todas as pontes estão equipadas com elevadores elétricos e escadas rolantes em ambos os lados.